Conhe%C3%83%C2%A7a-Ourinhos-162-1024x683_edited.jpg

Museu Municipal Histórico e Pedagógico de Ourinhos

 

Inaugurado em 1996, o Museu Municipal Histórico e Pedagógico de Ourinhos possui um acervo de fotos, revistas e documentos antigos que relatam a história política, geográfica, demográfica e social desse município paulista. Lá os visitantes encontram, por exemplo, o primeiro jornal da cidade e toda a coleção do Jornal A Voz do Povo, publicação histórica mais importante da cidade. 


Entre os objetos destacam-se também peças indígenas - especula-se que índios Umbus e, posteriormente, Guaranis povoaram a região. Em exibição, pedras lascadas e polidas para uso doméstico, armas para caça, pesca e sacrifícios (a "machadinha de sacrifício", ainda sem datação, utilizada em rituais) e também instrumentos usados nas colheitas e ornamentos para os dias de festa. A maioria das peças está intacta.

O museu fica no antigo pátio da ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana. Sua construção em Ourinhos, no início de 1905, atraiu trabalhadores de outras cidades da região. A ferrovia liga Ourinhos às capitais São Paulo e Curitiba, a outras cidades do Paraná e do interior paulista, como Assis e Avaré. Ela funcionou por muitos anos para transporte de passageiros e atualmente serve somente para o transporte da produção agrícola da região.

Fonte: Guia das Artes

 
museu-municipal_prefeitura-ourinhos.jpg

Informações

Endereço: R. Henrique Tocalino, s/n - Centro, Ourinhos/SP


Telefone(s): (14) 3324-6244


Horário de Funcionamento*: 

Segunda a Sexta: 08h00 as 17h00

 *Os horários podem sofrer alterações sem aviso, recomendamos entrar em contato.