top of page

Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi
Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi: Bem-vindo
Outrora pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana, a Estação de Santa Cruz do Rio Pardo foi inaugurada em 1908 como ponta do ramal. Seu projeto foi feito pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Utilizando a centenária estação ferroviária, que foi restaurada para abrigar o Museu Municipal, em 2009, e inaugurada em 2011, com um acervo audiovisual, possui visitas guiadas, sem taxação. Horários de atendimento ao público: de terça a sexta-feira, das 8h as 16h30, e aos sábados das 8h às 17h.
O local foi o primeiro projeto a ser contemplado com os recursos oriundos do título de Município de Interesse Turístico (MIT), sendo executadas as obras de revitalização do Museu e construção de um anexo para atividades culturais e turísticas, com o objetivo de criar um complexo turístico, sendo um espaço integrado para incentivo ao turismo.
O Museu está localizado na Rua Dr. Francisco Abreu Sodré, nº 140, no bairro da Estação e o telefone para contato é (14) 3372-8302.
Há poucos metros do Museu encontramos a conhecida “Casa do Chefe”, local onde era abrigada a residência do chefe da estação ferroviária. Hoje o prédio encontra em sem condições de receber visitar, devido a problemas estruturais que ocorreram, porém a atual administração está fazendo um trabalho de conservação do local, para que não seja perdida uma memória tão importante para a história do Munícipio.
Fonte: Prefeitura Mun. de Santa Cruz do Rio Pardo
Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi: Texto

Informações
Endereço: Av. Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, 140 - Cdhu Santa Cruz, Santa Cruz do Rio Pardo/SP
Telefone(s): (14) 3372-8302
Horário de Funcionamento*:
Terça a Sexta: 08h00 as 16h30
Sábado: 08h00 as 17h00
*Os horários podem sofrer alterações sem aviso, recomendamos entrar em contato.
Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi: Sobre



Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi: Galeria
bottom of page